EEB. Heriberto Hulse

A escola Heriberto Hulse foi inaugurada em janeiro de 1961, recebendo este nome em homenagem ao governador da época. Sua primeira diretora foi a Professora Zulcema Povoas Carneiro.
Atualmente a escola funciona com o ensino das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do ano de 2010 a escola foi incluída no programa “Ensino Médio Inovador” implantado pelo Ministério da Educação.
 
A escola tem como maior objetivo proporcionar um ensino de qualidade, proporcionando a construção do conhecimento não apenas aos moldes sistematizados, mas dentro de uma ação social democrática que visa a participação, o diálogo, a autonomia e a coletividade.
 
É papel da escola proporcionar aos jovens o exercício da cidadania, por meio da apropriação dos conhecimentos científicos, como forma de produção de novos conhecimentos. Sua ação educativa está fundamentada na socialização dos conhecimentos a fim de garantir aos alunos a igualdade de acesso, permanência e uma postura crítica perante a sociedade.
 
Seu Projeto Político Pedagógico faz a opção pela concepção Sociointeracionista, a qual visa conscientizar o educando, por meio do professor mediador, da existência de um sistema capitalista, estimulando o aluno a refletir e pensar de modo crítico sobre a sua realidade. Segundo o PPP da escola, de modo geral os alunos são participativos, criativos e interessados em aprender, apesar de existir alguns alunos com problemas de aprendizagem. Para solucionar tais problemas, foram tomadas medidas de aproximação da família na escola como eventos, reuniões e entregas bimestrais de boletins, de modo a propiciar espaços de diálogo entre pais e professores.
 
Sua organização curricular está de acordo com o proposto na LDB 9394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais da Educação, assim como a Deliberação nº. 14/99 – CEE e a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010.
 

 

EB. Pascoal Meller

Breve histórico da escola com base no Projeto Político Pedagógico elaborado em 2012

A escola localiza-se no bairro Santa Augusta, próximo à Universidade.  A comunidade foi fundada por italianos e a necessidade fez com que os colonizadores criassem uma pequena escola para ensinar seus filhos a ler e escrever, o primeiro professor foi o Sr. Mário. Em 1920 foi criada a primeira escola, que recebeu o nome de Escola Pública Estadual de Santa Augusta, cuja professora a Senhora Laurinda Coelho Pereira.

Atualmente a escola pertence à Rede Municipal de Ensino e atende alunos de quatro anos a seis anos, de Educação Infantil, bem como séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, totalizando 409 alunos. São 36 profissionais presentes na escola para o bom desenvolvimento da Instituição e para priorizar a qualidade na aprendizagem.

É missão da escola orientar os educandos para que sejam cidadãos críticos, responsáveis, autênticos, atuantes, criativos, capazes de tomar decisões e de transformar-se e transformar o outro e a sociedade. A Escola Pascoal Meller busca estar articulada com os Parâmetros Curriculares Nacionais, com a Proposta Curricular de Criciúma e a Regimento Único das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Educação, para que, desta forma, consiga atingir os objetivos propostos.