A interdisciplinaridade presente na obra O Cortiço

18/10/2014 01:33
A discussão e os estudos sobre a interdisciplinaridade segundo Fazenda e Japiassu demonstram as fases da evolução sobre o tema interdisciplinar. O presente trabalho aborda a interdisciplinaridade, na prática, a partir da obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, o qual pertence à escola literária naturalista.
 
A proposta é de concretizar a interdisciplinaridade na relação histórico-social, no ambiente geográfico, nas descobertas científicas, na sua contextualização com a favela, na atualidade, e nas demais percepções das diversidades representadas na obra.
 
O objetivo deste trabalho é demonstrar como aplicar a interdisciplinaridade na obra O Cortiço em turmas de terceiro ano do ensino médio da EEB. Heriberto Hulse.
 
O naturalismo surge como um movimento literário em resposta ao pensamento da humanidade oriunda, de uma revolução Francesa fracassada, visto que a ambiguidade social é crescente.
 
A descoberta da teoria do heliocentrismo abala a força da Igreja e a ciência passa a ser a essência da verdade.
 
A obra demonstra, claramente, o cientificismo evidente da época, por meio de seus personagens. Apresenta Teorias, tais como a Determinista; explicando que o homem é fruto do meio em que vive; Teoria Darwinista; em que apenas os "bem adaptados" conseguem sobreviver; Teoria da evolução espontânea; como ocorre em O Cortiço e, por fim, a Teoria do Zoomorfismo; exemplificada na comparação do homem ao animal.
 
 As atividades propostas aos alunos serão oficinas aplicadas em todos os momentos da leitura da obra, promovendo o envolvimento e a compreensão de diversas disciplinas. 
 
O encerramento do trabalho ocorrerá com uma filmagem da interpretação de trechos da obra.