DA ESCOLA PARA AS RUAS: POESIA E INTERVENÇÃO URBANA, por Gládina

07/12/2014 17:18

O nosso projeto Interdisciplinar intitulado: “Da escola para as ruas: poesia e intervenção urbana” foi realizado ao longo do ano letivo de 2014, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pascoal Meller. 

Este projeto foi aplicado em três turmas: 802, 901 e 902. O objetivo foi promover a interdisciplinaridade nas aulas de língua portuguesa. Devido a um grande movimento que a escola estava desenvolvendo durante o primeiro semestre acerca das manifestações artísticas, principalmente do grafite, nós pensamos em trabalhar com essas três turmas a poesia englobando a língua portuguesa e a intervenção urbana, que é outra forma de manifestação artística, acoplando então, as aulas de artes visuais, de modo a mostrar para os alunos a interdisciplinaridade em sala de aula. Trabalhar a interdisciplinaridade pode sim ser uma aprendizagem gostosa e não precisa necessariamente os professores trabalharem o mesmíssimo tema, da mesma forma, basta ter planejamento.

O primeiro passo foi motivar os alunos para a aprendizagem. Desse modo, foi confeccionado um tapete literário para que as turmas tivessem o primeiro contato com a poesia de forma mais descontraída e dinâmica. Depois, cada um escolheu um poema preferido para  que fosse reescrito pelos alunos, mas deixando a essência do poema original. Essa reescrita foi impressa em  um cartaz e colado em centros urbanos pelos próprios alunos, de modo a promover a intervenção urbana.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O resultado foi sensacional! Neste projeto tivemos dois embasamentos teóricos: Rildo Cosson em Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. 139 p. e  Ivani Fazenda Catarini Arantes em:  Práticas Interdisciplinares na Escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1993. 147 p.