Pibid Interdisciplinar realiza Oficina de Atores no Colégio Heriberto Hulse

05/11/2014 12:18

PIBID INTERDISCIPLINAR REALIZA OFICINA DE ATORES NO COLÉGIO HERIBERTO HULSE

 

Com o propósito de capacitar os alunos do Colégio Heriberto Hulse para atuarem frente as câmeras, o Pibid Interdisciplinar da Unesc, como parte do projeto A interdisciplinaridade presente na obra O Cortiço, iniciou nesta terça-feira (05 de novembro) o projeto Oficina de Atores, no qual os alunos aprendem sobre a linguagem cinematográfica e televisiva.

A oficina é ministrada pelo Diretor Anderson Lourenҫo e as aulas acontecerão dois dias (05 e 12 de novembro) no Colégio Heriberto Hulse, localizado no bairro Próspera. Os alunos aprendem na prática, na frente da câmera, as técnicas para atuar no cinema e na TV, a fim de que, ao final da oficina, realizem um curta metragem baseado na obra O Cortiço de Aluísio Azevedo. A obra vem sendo trabalhada e estudada pelos alunos, no decorrer do segundo semestre de 2014, por meio de vários processos, como leitura e interpretação, entre outros. Tudo isso conduzido pelos bolsistas do Pibid e pelos coordenadores Prof. Ricardo Luiz de Bittencourt e Profa. Débora Suzana Ricken, os quais, coletivamente, desenvolveram e criaram o projeto em sua totalidade.

Vale ressaltar que a Oficina de Atores é um projeto de grande valia, visto que os alunos aprendem não somente as técnicas cinematográficas, mas também a melhorar a comunicação, por meio de exercícios para perder o medo e a timidez, leitura e gravações de cenas, expressão corporal, projeção da voz e técnicas para falar em público, que são essenciais para quem deseja ser ator e também para os que lidam com o público.

Anderson Lourenҫo foi produtor de casting da TV Globo por oito anos, trabalhando em novelas como Senhora do Destino e Cobras e Lagartos como diretor-assistente do diretor Miguel Rodrigues. Produziu e dirigiu o projeto Brasil Take Take, com o diretor Miguel Rodrigues realizando o 1º Circuito de Produção audiovisual de Florianópolis e oficinas de interpretação e direção para a TV e cinema em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Criciúma (SC), além de ministrar aulas na oficina em São Paulo.