Telejornal na escola

18/10/2014 01:42
O presente projeto Telejornal na Escola tem como objetivo geral introduzir os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, da escola E.E.B. Gov. Heriberto Hülse ao gênero telejornal como possibilidade de um trabalho interdisciplinar em vista dos diversos gêneros que este abarca (crítica, entrevista, reportagem, notícia); desse modo, busca-se também proporcionar aos estudantes um letramento midiático, fazendo-os ler e interpretar o telejornal como veículo audiovisual de comunicação e compreender a função da mídia como potente fonte formadora de opinião do telespectador. Partindo desse objetivo estão sendo desenvolvidas atividades que abordam tal temática, possibilitando uma interação entre todas as áreas do conhecimento presentes no currículo escolar, tendo por base o Subprojeto Interdisciplinar que parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
O termo interdisciplinar, segundo Fazenda (2001), refere-se à integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento, em que interdisciplinaridade é uma nova atitude diante da questão do conhecimento para a compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender e dos aparentemente expressos, colocando-os em questão. Desse modo, o projeto se preocupa com a formação crítica dos estudantes de forma que os favoreça a ter uma maior compreensão do processo ensino-aprendizagem no qual estão inseridos.
Ainda que a interdisciplinaridade seja algo complexo para que se entenda a criticidade, o letramento midiático ajuda na compreensão fazendo uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) com foco no gênero telejornal. Portanto o projeto busca oportunizar aos estudantes possibilidades de interação com as tecnologias, numa visão crítica frente as suas realidades sociais, de modo que a interdisciplinaridade esteja de acordo com os seus conhecimentos.
O letramento midiático é um dos multiletramentos presentes na sociedade e tenta atender às necessidades de interação com os meios midiáticos (rádio, televisão, internet, etc.) de forma crítica, sendo o leitor não apenas um receptor passivo daquilo que assiste (lê). O projeto desenvolverá em suas atividades o letramento midiático de modo a oportunizar aos estudantes a compreensão de como funciona um Telejornal, desde a escolha dos temas (pautas) até o processo de edição (sons, imagens, gráficos, legendas, etc.) e posterior veiculação dele por meio dos canais de televisão.
Dessa forma, ao final desse projeto, os estudantes do 3º do Ensino Médio criarão com suas próprias mãos um Telejornal e, trazendo para este gênero suas visões de mundo e realidade e tendo como base o trabalho com as diferentes áreas do conhecimento envolvidas no trabalho interdisciplinar. O resultado do trabalho, o Telejornal em si, será apresentado para toda a comunidade escolar.